domingo, 28 de novembro de 2010

O que você vai ser quando crescer?


Quantas e quantas vezes nos pegamos questionando os nosso sonhos?
Quantas e quantas vezes pensamos que nossos sonhos eram ridículos?
Quantas e quantas vezes nos afastamos do que mais queremos por pensar "é só mais um sonho impossível"?

Pois é... Eu desde que me conheço por gente decidi que "quando crescesse" seria bióloga marinha especializada em baleias. Mas não decidi isso quando tinha dez ou onze anos não! Eu só sei que na 1ª série, aos sete anos, eu escrevi uma redação relatando isso. Fato que a professora ficou chocada com tamanha personalidade, afinal com essa idade todo mundo quer ser médico, bombeiro, professor ou artista.

O tempo foi passando e a pergunta era sempre a mesma "o que você vai ser quando crescer?". A resposta continuava a mesma "bióloga marinha, especializada em baleias". Óbvio que muita gente falava que isso era loucura já que moro em São Paulo (Capital) e aqui nem praia tem.

Quando terminei o "colegial" fui me inscrever no vestibular. Finalmente começaria a correr atrás do meu sonho, certo? Errado! Eu me inscrevi para cursar Letras. Por quê? Porque todo mundo dizia que eu escrevia bem, que minha tia morava nos EUA e eu poderia por o inglês em prática indo para lá e por mais um monte de motivos.
Resultado: Estudei um semestre. Amei tudo que aprendi, mas não era o que eu queria para a minha vida. Parei a primeira faculdade.

Com vinte e dois anos meus sonhos ainda eram os mesmos. Ganhei uma bolsa integral em uma faculdade que "era nova no mercado", começaria eu a concretizar meu sonho? Não! A bolsa era para o curso de Pedagogia.
Resultado: Estudei um ano. Odiei tudo, apesar de ter ótimas notas. Tranquei novamente.

Aos vinte e três anos comecei a trabalhar em uma editora de livros de arte e meio ambiente. A editora é pequena e tem apenas três anos, mas já ganhou uns prêmios importantes. Nesse emprego conheci uma pessoa mais que importante na minha vida (minha ex-patroa) e que um belo dia chegou para mim e falou "Tici, qual seu sonho? Mas eu tô perguntando seu sonho de verdade. Não precisa nem me responder, responda pra você mesma. Todos os sonhos são possíveis e enquanto você não começar a correr atrás disso sua vida nunca vai ter graça. NUNCA". Sabe quando você fica ouvindo ininterruptamente uma voz falando na sua cabeça, tipo aqueles forrós que você ouve na barraquinha de DVD pirata? Pois é, eu ficava ouvindo essa frase.

Há muito tempo atrás eu li algo mais ou menos assim "só se morre de sede no deserto quando já se pode avistar as tamareiras no horizonte", Paulo Coelho que me desculpe se escrevi errado, mas não me recordo ao certo. Enfim... Acho que meu sonho poderia já estar mais de meio caminho andado, isso se eu não ficasse julgando que era um sonho infantil e ridículo. Cada vez que penso que adiei meu sonho porque ficava com vergonha quando o revelava e alguém falava que ele era idiota, eu de fato me sinto uma idiota, afinal o que seria do mundo se ninguém cuidasse da fauna e da flora? 

Fica a Dica: Vamos deixar de escutar tanto os outros e escutar mais o coração! Fazer o que quer que seja pelo amor e não pelos outros! "Quando se quer de verdade alguma coisa todo o Universo conspira a favor", mais uma frasesinha do Paulo Coelho. 

Bom... Para não deixar ninguém curioso, isso se é que alguém conseguiu ler isso até o fim, eu finalmente estou cursando Biologia. Ainda estou no primeiro ano e as notas não são nem um pouco parecidas com as de Letras e Pedagogia, elas são muito piores, mas talvez isso seja apenas para eu me dedicar ainda mais.

"Cuidado onde você coloca os pés: você pode estar pisando nos sonhos de alguém" Gabriel Chalita (não sei se a frase é dele, mas foi dele que eu ouvi em uma palestra.

Beijinhos


24 comentários:

  1. Esse tocou lá dentro rs
    Eu sempre me dei bem na parte esportiva, sempre joguei futsal e cheguei a ser profissional. Mas por medo não escolhi Educação Física. Escolhi Enfermagem. Pelo salário. E no que deu? Abandonei o curso no 3º ano. Precisei fazer uma viagem para sumir e refletir sobre o que eu queria mesmo, e criei coragem. Ano que vem, vou para o 2º ano de Educação física, mesmo com 23 anos, me sinto no pique de quando tinha meus 18 rs.
    Faço tuas, as minha palavras! Não devemos ouvir os outros, mas sim nossa vontade!

    Obrigado pelos votos querida! E se acaso quiser conhecer, segue um blog onde sou adm. Escrevo junto com mais 4 co-autores: http://alguempensouaqui.blogspot.com/

    Boa madruga aê querida! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo seu comentário no meu blog! Gostei muito do seu também e tô seguindo. :)

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bacana, falou varias verdades =)

    Desde pequeno falava que queria trabalhar com cinema, arte e cultura, acabei cursando design (profissão que tanto amo)

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Olá, Tici! Obrigado pela indicação para a brincadeira. A sua foi bem realista com o que você disse no texto de cima. E eu vou lhe dizer o que guardo desde a minha adolescência com relação aos sonhos. Foi uma frase de Lenin: (é simples, mas guarda muita profundidade

    "O desacordo entre os sonhos e a realidade nada tem de nocivo, se sempre que quem sonha acredite seriamente no seu sonho, observe atentamente a vida, compare suas observações com seus castelos nas nuvens e, de uma maneira geral, trabalhe escrupulosamente para a realização de seus sonhos."

    As minhas respostas dos 7 estão aqui:

    http://uaimundo.blogspot.com/2010/11/jogo-dos-7.html

    Abração. Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Oi, obrigada por seguir, estou seguindo também!
    bjo.

    ResponderExcluir
  6. adorei seu post!
    comigo foi diferente, aos 7 anos resolvi que seria arquiteta, fui em frente, fiz o curso, trabalhei um tempo, mas nao me satisfez.
    mudei tudo, marido, profissao, rs e hj sou mais feliz, de certa forma corri atras disso.

    a citação é do poeta ingles William Butler Yeats

    I have spread my dreams under your feet; Tread softly because you tread on my dreams.

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. oi linda que bom seu blog em já estou seguindo adorei viu,linda quero aproveitar e te convidar para conhecer e participar do sorteio que esta rolando no meu blog , vc é bem vinda por lá viu
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você gostou do meu poema Mude!

    Também gostei do teu blog!

    Mude,
    Mas comece devagar,
    Porque a direção é mais importante que a velocidade.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tici, tudo bem?
    Eu soube, senti o que queria ser realmente aos 11 anos de idade. Comecei a escrever nessa época e desde então não parei mais. Meu sonho maior é ser escritor e um jornalista bem sucedido. Nada mais importa. rs
    Grande beijo pra você, obrigado pela indicação e adorei o texto!

    ResponderExcluir
  10. Meus sonhos não se limitam apenas a travesseiro e cama, eles convivem comigo a todo momento. Cada segundo do meu dia que eu passo sonhando me impulsiona para viver. Sonhar é confortante. Mas não basta. Temos que correr atrás. E foi o que você fez. Admiro demais pessoas que correm atrás de seus sonhos. Isso é tão corajoso. Vontade de enfrentar o mundo por uma estrela. Sonhos. Parabéns, queridona! Força nessa nova etapa da sua vida.
    Um relato pessoal: estou tentando Engenharia ambiental esse ano. Primeiro ano de vestibular. Torça por mim. Quem sabe não nos esbarramos em congressos pró-ambiente, por aí, né? HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  11. Tici...

    que texto tocante... sabe, todo mundo tem um sonho assim, cada qual a seu modo, é claro... e a gente deve correr atrás, a despeito das opiniões alheias...

    linda a sua escolha...
    e escrever, você já escreve : divinamente.

    corre atrás das baleias...

    amei. te sigo.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nossa.. Adorei o texto! Meu sonho também é cursar Ciências Biológicas, com especialização em oceanografia. Até cursei o primeiro período, mas tive que parar e agora estou cursando a coisa que mais odeio no mundo (Administração). Depois de ler seu post, vou repensar se realmente vale apena cursar algo que eu tanto odeio para agradar meus pais!

    [Tô te seguindo também!]

    ;D

    ResponderExcluir
  13. oi querida registrando mais uma visita
    http://www.lcsonline.blogspot.com
    abraço
    continue assim ta muito bom

    ResponderExcluir
  14. Amei seu texto. Bem que você poderia ser uma escritora, viu.
    Rs.
    Não é p embaralhar sua cabeça.
    Mas eu desejo que você siga seu sonho de ser tornar uma biológa. Nada é impossível.
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  15. meus sonhos são meio confusos, na verdade. Eu queria fazer psicologia, passei e descobri que não era o que eu queria. Agora mais que tudo eu quero ser chef de cozinha mas tenho medo de desanimar do meio do caminho de novo. Eu amo escrever mas não quero cursar letras e ter que acabar dando aulas um dia. E minha nossa, acabei de desabafar num blog desconhecido numa segunda de manhã! hahaha
    boa sorte na biologia! Salve umas baleias pra gente o/

    ResponderExcluir
  16. Nossa quee texto lindo *-*
    ai ai eu sempre fui uma criança sonhadora, gostava de brincar sozinha, brincava com bonecas, barbies e até no banho os potes de shampoo eram meus atores ahah, e minha mãe sempre falava 'passa essas histórias pro caderno..' nunca consegui, até que as histórias de criança viraram histórias de amor ou desamor e ai veio o meu blogue *-*
    Sucesso, adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nossa quee texto lindo *-*
    ai ai eu sempre fui uma criança sonhadora, gostava de brincar sozinha, brincava com bonecas, barbies e até no banho os potes de shampoo eram meus atores ahah, e minha mãe sempre falava 'passa essas histórias pro caderno..' nunca consegui, até que as histórias de criança viraram histórias de amor ou desamor e ai veio o meu blogue *-*
    Sucesso, adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei.

    O importante é nunca desistir dos sonhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Te indiquei para receber um novo selo =)

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá vim conhecer teu blog, e deixar um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Passei pra conhecer o seu Blog. Lindo. Infelizmente eu acho que fui engolido pelo sistema. Troquei os sonhos da juventude pela estabilidade da idade adulta. Mas nunca é tarde pra (re) começar. rsrs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Ticiane!!

    Estou enviando email para vc mas está voltando, por favor, me envie um outro, é através de email que enviarei o nome que vc tirou no amigo oculto.


    Aguardo seu retorno para dar continuidade a brincadeira,


    Bjs! ")

    ResponderExcluir