Quantas e quantas vezes nos pegamos questionando os nosso sonhos?
Quantas e quantas vezes pensamos que nossos sonhos eram ridículos?
Quantas e quantas vezes nos afastamos do que mais queremos por pensar "é só mais um sonho impossível"?
Pois é... Eu desde que me conheço por gente decidi que "quando crescesse" seria bióloga marinha especializada em baleias. Mas não decidi isso quando tinha dez ou onze anos não! Eu só sei que na 1ª série, aos sete anos, eu escrevi uma redação relatando isso. Fato que a professora ficou chocada com tamanha personalidade, afinal com essa idade todo mundo quer ser médico, bombeiro, professor ou artista.
O tempo foi passando e a pergunta era sempre a mesma "o que você vai ser quando crescer?". A resposta continuava a mesma "bióloga marinha, especializada em baleias". Óbvio que muita gente falava que isso era loucura já que moro em São Paulo (Capital) e aqui nem praia tem.
Quando terminei o "colegial" fui me inscrever no vestibular. Finalmente começaria a correr atrás do meu sonho, certo? Errado! Eu me inscrevi para cursar Letras. Por quê? Porque todo mundo dizia que eu escrevia bem, que minha tia morava nos EUA e eu poderia por o inglês em prática indo para lá e por mais um monte de motivos.
Resultado: Estudei um semestre. Amei tudo que aprendi, mas não era o que eu queria para a minha vida. Parei a primeira faculdade.
Com vinte e dois anos meus sonhos ainda eram os mesmos. Ganhei uma bolsa integral em uma faculdade que "era nova no mercado", começaria eu a concretizar meu sonho? Não! A bolsa era para o curso de Pedagogia.
Resultado: Estudei um ano. Odiei tudo, apesar de ter ótimas notas. Tranquei novamente.
Aos vinte e três anos comecei a trabalhar em uma editora de livros de arte e meio ambiente. A editora é pequena e tem apenas três anos, mas já ganhou uns prêmios importantes. Nesse emprego conheci uma pessoa mais que importante na minha vida (minha ex-patroa) e que um belo dia chegou para mim e falou "Tici, qual seu sonho? Mas eu tô perguntando seu sonho de verdade. Não precisa nem me responder, responda pra você mesma. Todos os sonhos são possíveis e enquanto você não começar a correr atrás disso sua vida nunca vai ter graça. NUNCA". Sabe quando você fica ouvindo ininterruptamente uma voz falando na sua cabeça, tipo aqueles forrós que você ouve na barraquinha de DVD pirata? Pois é, eu ficava ouvindo essa frase.
Há muito tempo atrás eu li algo mais ou menos assim "só se morre de sede no deserto quando já se pode avistar as tamareiras no horizonte", Paulo Coelho que me desculpe se escrevi errado, mas não me recordo ao certo. Enfim... Acho que meu sonho poderia já estar mais de meio caminho andado, isso se eu não ficasse julgando que era um sonho infantil e ridículo. Cada vez que penso que adiei meu sonho porque ficava com vergonha quando o revelava e alguém falava que ele era idiota, eu de fato me sinto uma idiota, afinal o que seria do mundo se ninguém cuidasse da fauna e da flora?
Fica a Dica: Vamos deixar de escutar tanto os outros e escutar mais o coração! Fazer o que quer que seja pelo amor e não pelos outros! "Quando se quer de verdade alguma coisa todo o Universo conspira a favor", mais uma frasesinha do Paulo Coelho.
Bom... Para não deixar ninguém curioso, isso se é que alguém conseguiu ler isso até o fim, eu finalmente estou cursando Biologia. Ainda estou no primeiro ano e as notas não são nem um pouco parecidas com as de Letras e Pedagogia, elas são muito piores, mas talvez isso seja apenas para eu me dedicar ainda mais.
"Cuidado onde você coloca os pés: você pode estar pisando nos sonhos de alguém" Gabriel Chalita (não sei se a frase é dele, mas foi dele que eu ouvi em uma palestra.
Beijinhos